O Bloco de Esquerda apresentou no parlamento uma Moção de Censura. A moção de Censura é uma proposta parlamentar apresentada por um partido da oposição, com o propósito de derrubar o governo. Desde 1974 só por uma vez uma moção de Censura teve efectivamente sucesso. Foi em 1987, quando o PRD, partido criado pelo então Presidente da República General Ramalho Eanes, propôs uma Moção de Censura a um governo minoritário do PSD de Cavaco Silva. Nas eleições que se seguiram o PRD, partido que apresentou a Moção de Censura, viu-se dizimado nas urnas e o grande vencedor dessas eleições acabaria por ser o partido que já estava no Governo e com Maioria Absoluta. Em eleições de âmbito Nacional ou Europeu, percebo que as pessoas votem de diversas formas. Por diversos motivos percebo que as pessoas votem PS, PSD, PCP, PP, Branco e Nulo. Agora não compreendo, nem percebo quem vota no Bloco de Esquerda. O BE nunca quis ser uma alternativa responsável, séria e credível à esquerda O que é afinal o BE? BE é um partido populista e irresponsável. O BE quer votos e deputados, mas não quer governar. Para mim não é mais do que o partido dos Coelhos (Coelho foi o candidato que satirizando a politica obteve quase 5% nas eleições Presidenciais). O BE avisou que irá apresentar uma Moção de Censura no dia 10 de Março. Por norma a Moção de Censura é apresentado, debatida e votada no prazo de 3 dias. No estado em que o país está, o que menos precisa é de crises políticas. Até porque mesmo em períodos difíceis como por exemplo em 2002, quando Guterres deixa o governo, ou em 2004 quando Durão Barroso deixa o cargo de Primeiro-Ministro para seguir para Bruxelas, nunca foi com Moção de Censura que o Governo foi derrubado. Uma Moção de Censura é algo sério e deve ser apresentado com responsabilidade e em situações de extrema necessidade para o país. Ora bem, passou pouco mais de um ano após as últimas eleições legislativas e foi nessas eleições que os portugueses mostraram quem queriam que liderasse os destinos do país até 2013. O Povo Português decidiu que queria que o PS de José Sócrates governasse até 2013. O povo português votou e agora resta aos responsáveis políticos serem sérios e responsáveis. É isto que o BE demonstrou não ser ao apresentar esta Moção de Censura. Não é um partido sério, porque apresentou uma Moção de Censura para ganhar uma “corrida” ao PCP, mas apressou-se a referir que não era uma Moção de Censura só ao Governo Socialista. Era uma Moção de Censura ao Governo Socialista e ao PSD, que segundo o BE lhe deu a mão na aprovação do Orçamento de Estado. Ou seja, o BE anuncia que vai apresentar uma Moção para 10 de Março, mas espera no seu íntimo que os outros partidos sejam responsáveis e que não viabilizem a Moção de Censura.
O Bloco anuncia a apresentação da Moção de Censura mas na realidade não quer que a mesma seja aprovada. O que o BE quis foi marcar presença após umas eleições onde esteve ausente. O que o BE conseguiu, foi mostrar aos portugueses que é um partido sem causas, ideais ou princípios. O que é o BE se não um partido que vai pegando nas “bandeiras” da JS como sendo deles. Já percebemos que deste partido não virá nada, nem bom nem mau. Que pena tenho que esta Moção de Censura não seja viabilizada, para o povo português mostrar, como em 1987, que é sério, honesto e responsável. Podemos brincar com muita coisa, mas a politica e a democracia são coisas muito sérias assim como os valores de Abril, e os Portugueses bem sabem disso.
Pois...
ResponderExcluirQuando não se tem visão ou honestidade intelectual, escrevem-se barbaridades destas.
Hoje, 19-10-2011, o Povo que não anda a dormir... já percebeu que o BE procedeu bem e NÃO mentiu em relação ao futuro ( o presente de hoje )de Portugal. Apanhei este blog ao ler um qualquer post seu no Facebook.
Já agora dê uma saltada aqui : http://sicnoticias.sapo.pt/programas/jornaldas9/article928608.ece
Acha que os responsaveis do BE andam a brincar ?
Caro Sr. Anónimo. Em 1º lugar identifica-se para que lhe possa responder às perguntas e provocações. Já agora, o resultado do BE, nas eleições Legislativas é a maior resposta à provocação que faz. O simples facto de após tamanha derrota quer na legislativas, quer nas recentes eleições da Madeira é a demonstração que sim, os responsáveis do BE andam a brincar! Respeito muito o Miguel Portas e a Joana Amaral Dias. O resto é politicamente franco e andam a brincar à política!
ResponderExcluir