Caro leitor, nesta crónica pode parecer através do título que vou falar do Governo, mas não. Desta vez venho falar daqueles que realmente Governam o nosso país, daqueles que contribuem diariamente para fazer realmente “Avançar Portugal”- os Portugueses. Portugal é um país pequeno em tamanho mas enorme em coração, alma e força de vontade de fazer mais e melhor. Os Portugueses são um povo capaz de ombrear com os melhores do Mundo. Somos um povo que ao longo da nossa história demos mostras de grande valia e mestria em todas as artes. Portugal é um país de heróis, de causas e capaz de ombrear com os melhores. Portugal é um país de heróis e chegou mesmo a ser uma das potências do Mundo. Portugal foi heróico quando descobriu a Índia ou quando descobriu o Brasil ou quando Gago Coutinho fez a primeira travessia de avião sobre o Atlântico. Portugal é um país de causas, quando foi preciso ter um país unido para sermos livres como aconteceu na Revolução dos Cravos, foi um país que lutou e fez sacrifícios para entrar na Comunidade Económica Europeia, foi um país de causas quando em 1999 abraçou a causa Timor e ajudou a libertar um povo, fomos um país unido para ajudar a ter o Europeu de Futebol em 2004.
Portugal demonstrou que sabe organizar como os melhores, são disso exemplo a Expo’98 ou o Euro 2004. Portugal tem pessoas que nos vários quadrantes da Sociedade são dos melhores do Mundo, de Economistas a Médicos, passando por Sociólogos, Engenheiros, Escritores e Músicos. Com a Crise que Portugal atravessa, chegou a hora dos portugueses terem novamente uma causa. Esta causa chama-se Portugal! Quem como eu trabalhou diariamente com o público, percebe que o povo português está desanimado, desiludido, de braços em baixo e com muita pouca vontade de lutar. Mas caros leitores, é nestas alturas que urge levantar a alma lusitana que historicamente passou para além da Taprobana. Caros leitores, se são os trabalhadores e empresários portugueses que ajudam a desenvolver países como França, Luxemburgo, Suíça entre outros, chegou o momento de com garra mostrarmos que de Fibra somos feitos. Chegou a hora dos trabalhadores produzirem como o fazem lá fora, chegou a hora dos empresários valorizarem financeiramente os trabalhadores que os ajudam a ter sucessos e lucros, chegou a hora de arregaçar as mangas e ter vontade de voltar a construir um novo Portugal. Vamos à luta, vamos trabalhar, vamos investir, vamos arriscar. Força Portugal!
Já chega de esperar que quem está em Lisboa na Assembleia da República ou no Governo resolva os problemas de todo o país. Chega de pensar que a culpa de tudo é do Governo. Chega de colocar a cabeça na areia como a avestruz, chega de criticar os políticos só porque sim. Chega de ficar em casa quando o país está a decidir as linhas orientadoras de um país. O Futuro da Nação está nas mãos de cada um de nós. Vamos construir Portugal, vamos fazer jus à nossa história e desenvolver Portugal! Vamos todos juntos “Avançar Portugal!”
